: :Blog de células : :

** BLOG DAS CÉLULAS **

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Perdão





                                       A falta de perdão nos aprisiona espiritualmente!


Quando paramos para refletir sobre o perdão, algumas perguntas devem provocar uma reflexão mais abrangente sobre este assunto:

·É fácil perdoar?
A mãe de João Hélio, Sra. Rosa. No dia 7 de fevereiro de 2007, quando ela voltava para casa com os dois filhos, ao parar o carro em um semáforo quatro elementos assaltaram o carro, não houve tempo de tirar o João que ficou pendurado no cinto de segurança, e foi arrastado 7 Km. O menino morreu da forma mais brutal possível. É fácil para esta mãe perdoar os assassinos?
Após ministrar sobre perdão em Brasília, uma jovem esposa se aproximou chorando e disse: “eu não consigo perdoar os homens que mataram meu marido”.
Uma mãe me disse, eu não consigo perdoar o homem que estuprou minha filha dentro da minha própria casa.
A resposta para estas perguntas pode ser a resposta que você está precisando hoje.
·Por que não perdoar é perigoso?

1. A falta de perdão gera amargura e amargura prolongada causa efeitos físicos como: úlceras, pressão alta, descargas de adrenalina (por causa da associação com a ira).
2. A falta de perdão dá ao diabo uma reivindicação legal para deprimir a pessoa, e a depressão pode levar a morte, aos suicídio. O apostolo Paulo diz em 2 Co 2.10, 'Eu perdôo para não ser vencido por satanás'. Depressão, opressão e possessão.
3. Quem não perdoa desenvolve um câncer na alma (raiz de amargura Ef 4). O irmão do Filho Prodigo nunca entendeu o que é perdão.  
4. Não perdoar prejudica o nosso relacionamento com Deus. Quem não perdoa anda nas trevas e Deus é luz (1 Jo 2.9).
5. Quem não perdoa se coloca debaixo da ira de Deus (Mt 18.34).
6. Quem não perdoa está impedido de ser perdoado por Deus (Mt 18.32-35).
7. Quem não perdoa alimenta espíritos malignos com sua mágoas, amarguras e ressentimentos (Ef 4.31,32).
8. Quem não perdoa destrói a ponte que um dia vai precisar para passar para o outro lado, disse o poeta inglês George Hebert.
9. Quem não perdoa se torna prisioneiro do seu passado, excluindo todo o potencial de mudança e crescimento. Assim, transfere o controle ao outro, seu inimigo, e passa a sofrer as conseqüências do seu erro.
10. Quem não perdoa se fecha para a vida de Deus. Jesus disse: 'E, quando estiverdes orando, perdoai...' (Mc 11.25)
11. Quem não perdoar revela indiferença, egoísmo e hipocrisia.

·O que é perdão?
· Há possibilidade de conviver sem perdoar?
·Qual o limite do perdão? Até aonde eu devo perdoar? Mateus18:22 (ler)
·Será que perdoar é esquecer o que aconteceu?
·Será que perdoar é fazer de conta que não houve nada?
·O perdão é uma emoção ou uma decisão?
·O que é perdão? Como definir perdão? Definições sobre o que perdoar?

1.Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Rm 12.19) José disse aos seus irmãos: 'Porventura eu estou no lugar de Deus?'.
2.Perdoar é desativar o mecanismo de violência que existe dentro e fora de nós.
3. Perdoar é reconhecer as próprias imperfeições falhas e pecados (Jo 8.7). 'Por  que os fariseus desistiram de apedrejar a mulher que foi pega em pleno ato de adultério?'
4. Perdoar é ser grato à Deus pelo perdão recebido.
5. Perdoar é repetir com o próximo o gesto de Deus para conosco.
6. Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar. (O pai do filho pródigo'.)
7. Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional.
8. Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa contra o ofensor.
9. Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: 1) Deus, 2) os outros (inclusive o ofensor) 3) a si próprio.
10. Perdoar é semear misericórdia, graça e amor. A Bíblia diz: 'Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não usou de misericórdia...' (Tg 2.13)
11. Perdoar é ter as emoções conquistadas. É ser capaz de amar o inimigo e perdoar os que nos perseguem (Mt 5.44).
12. Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir favor incondicional àquele que nos feriu (Mt 18.27).
13. Perdoar é rasgar a conta. Em Gn 50.21 José disse aos seus irmãos, a conta foi rasgada, vocês não me devem nada'.
14. Perdoar é jogar o lixo emocional fora.
O perdão é a virtude central do cristianismo.
O perdão é a possibilidade da convivência.

Pense: Deus nos ama e foram nossos pecados que levou Cristo  para morrer na cruz no nosso lugar!
Perdoe! 
Sem perdão o processo de reconstrução e crescimento para.
O perdão é faxina do coração, a cura para as memórias amargas e a amnésia do amor.
O perdão é a vitória de Deus sobre o diabo.  
Deus tem bênçãos para nós mas muitas vezes não podem ser liberadas por causa de alguém que não perdoamos, apresente o nome desta pessoa em suas orações e peça pra Deus mudar este sentimento!


Escrito por:
Edmar Chimbata.
Dnaiela Chimbata.

Deserto, somente de passagem!

Você já viu alguma foto de um deserto?
Observe atentamente a foto e responda: 



O que você vê? Você só vê areia?
Volte de novo para a foto, e olhe para todos os lados e até mesmo para a linha do horizonte. E agora?
O que você vê? Continua vendo só areia? Você acertou! É isso mesmo! Tudo o que você pode enxergar nesta foto são dunas de areia.

Os desertos são assim, regiões áridas, sem vida, lugar de solidão. Nem mesmo os povos do deserto se aventuram, pois vivem apenas nas suas bordas ou próximo aos oásis.

O que esta foto lhe transmite? Solidão? Perda da perspectiva e de rumo? Sem horizonte? Não é exatamente assim que você se sente quando enfrenta os desertos da vida? Nós experimentamos estas sensações porque é assim que um deserto é, um lugar inóspito. Você não encontrará no deserto nenhuma pessoa ou casa. Isso é um deserto! Não encontrará casa, porque o deserto não é um lugar para morar. É um local de passagem, não de moradia. Mas, se o deserto é assim, por que atravessá-lo? Não podemos evitá-lo? Por que Deus nos conduz intencionalmente para o deserto? Deixe-me compartilhar 3 coisas importantes sobre o deserto.

1º) Deserto não é lugar para você morar. Para chegarem à terra prometida, os israelitas precisaram atravessar o deserto do Sinai, que está situado entre o Egito (escravidão) e a Palestina (liberdade). É, portanto, um ponto de passagem obrigatório. Não há como evitá-lo. Pense desta forma: se você está no deserto, é porque está sendo conduzido à terra prometida. É preciso transpor o deserto para alcançar a terra que o Senhor prometeu.

2º) Deserto é lugar onde experimentamos os milagres de Deus. No deserto, mesmo em meio a tantas adversidades, em um lugar onde não há vida, onde não há como obtermos o nosso sustento, o Senhor provê. Deus, o Autor de toda a criação, é capaz de transformar o deserto “em açudes de água e a terra seca em mananciais” (Is. 41:18). O Deus que alimentou o povo de Israel no deserto com o maná e com codornizes (Êx. 16), é o mesmo que nos alimenta hoje, que nos dá não só o alimento material, mas também sacia a nossa fome emocional e espiritual.

Uma das experiências mais fortes que os israelitas tiveram no deserto está em Êx. 13:21-22: “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumia... Nunca se apartou do povo...”. O caminho pode ser difícil, mas é nele que Deus vai se fazer presente. As temperaturas em um deserto são contrastantes. Por exemplo, no deserto do Saara (África), durante o dia a temperatura pode variar entre 50º a 80º C. Durante a noite a temperatura cai tanto que pode chegar até 0º C. Pense só, Deus estava não só conduzindo o seu povo pelo deserto, mas também protegendo-o. A nuvem durante o dia protegia o povo do sol e das altas temperaturas, enquanto que o fogo a noite garantiria calor e os protegeria das baixas temperaturas. Vê? Este é o Deus que governa a sua vida. Ele pensa em tudo, em todos os detalhes!

3º) Deserto é lugar de autoconhecimento e de preparação para a conquista.“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt. 8:2-3).

A finalidade do deserto é levar o povo a conhecer a si mesmo. O Senhor nos conhece muito bem, mas nós não nos conhecemos. E sem este conhecimento, não obteremos vitória. O deserto é isso, um lugar de confronto consigo mesmo. Somos confrontados com o nosso ego, nossos valores, nossos conceitos e sonhos. É a experiência do deserto que vai nos preparar para conquistar a terra prometida. Lembre-se do exemplo do povo de Israel. Eles não sabiam nem o que queriam. Ora queriam voltar para o Egito, ora queriam alcançar a terra prometida. Mas como alcançar o que está diante de nós se continuarmos a olhar para trás? Se fixarmos a nossa atenção para trás, como veremos as coisas novas que o Senhor fará diante de nós?

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”
 (Is. 43:18-19).

Ao fim da jornada pelo deserto, aprendemos a não nos preocupar com a geografia, ou seja, com as circunstâncias. Não importa se a montanha é muito alta, se o vale é muito profundo, ou se o deserto é muito extenso. O Senhor estará lá conosco, e nos guardará sempre.

“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”
(Is. 43:2).




Escrito por:
Rodrigo Aparecido Garcia.
Marcia Regina Michetti Garcia.

Vencendo o seu gigante!






1 Samuel 17:31-54

Quantas vezes recuamos diante de situações difíceis? 
Simplesmente pelo fato de termos medo.

Nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem à nossa frente e ficamos sem saber o que fazer, aí vem o sentimento de derrota, de frustração, de desânimo, de medo etc.
Estes mesmos sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problemão que se chamava Golias.
Não sabiam o que fazer, ninguém tinha coragem de lutar, o medo abateu-se sobre todos.
Golias era homem de guerra, valente, 3 mts. de altura, não temia nada. Era uma situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os Israelitas de covardes.
Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo.
Como podemos vencer o nosso gigante?

1). Você não deve fugir da luta - v.32: 

“...teu servo irá e pelejará contra este filisteu”.
Mesmo ameaçado pela derrota - Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória.
Por mais que as circunstâncias sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa.
Nosso Deus pelejará por nós - v. 37: “O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu”. (depositou toda sua confiança em Deus).
Ex. Os Israelitas diante do Mar Vermelho.
Hoje será você!!

2). Você não deve aceitar a derrota e o desprezo
O texto diz (v.42-44) que o filisteu desprezou a Davi, desdenhou e caçoou dele...
Amado, mesmo que tudo indique o contrário, não podemos desistir. (Deus não se prende às aparências).
Quem era Davi para enfrentar Golias? (só foi aceito porque ninguém queria).
Todo o povo de Israel já estava com semblante abatido de frustração, de derrota (já estavam aceitando a derrota).
Ex. 10 dos 12 espias.

3). Você não deve tentar vencê-lo com a própria força
Diz o v.45 que “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
Davi foi a peleja não confiando na sua própria força ou capacidade, mas confiando na força do Senhor.
Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante?
Declare a vitória como Davi o fez - nada pode resistir você quando você vai na força do Senhor.

4). Você não deve querer inventar.
Devemos usar o que temos (Davi tinha uma funda e algumas pedras).
Quiseram que ele colocasse uma armadura que não era próprio d´Ele, não era para ele.
Estavam dificultando ao invés de facilitar.
Deus fala: "Abra a tua boca e eu te encherei.” Em outras palavras: "Tenha ânimo, disposição e eu te ajudarei."
Hoje, se passou no seu pensamento recuar por causa de algum problema, nesta hora, Deus lhe diz:
Você não deve recuar.
Você não deve aceitar a derrota ou o desprezo.
Você não deve tentar vencê-lo na própria força.
Você não deve inventar nada, simplesmente diga: “Confio em Deus, o Senhor poderoso dos exércitos!


Escrito por:
Edmar Chimbata
Daniela Chimbata

Jesus acalma a tempestade.

Mateus 8:23-26

Passamos um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=r07zLHM0-aY , claro que este vídeo nem se compara com o barco dos pescadores, mas foi para terem uma ideia da situação dos discípulos.

Algumas informações:
O mar da Galiléia tem 13 milhas de comprimento e 7 milhas de largura. Este lago de agua doce, fica situado a mais de 620 pés abaixo do nível do mar, sendo assim o corpo de agua doce mais baixo do mundo. De maio a outubro ventos fortes sopram frequentemente por entre os montes e pelos vales, causando tempestades extremamente violentos, de uma hora para outra.
Perguntas: (deixei algumas pessoas que quiseram responder)

 1)O que vc sentiria se estivesse no lugar dos discípulos quando a  tempestade chegou?
         Resposta: livre
2) Os discípulos tinham razão para agir daquela forma                                                                 Resposta: não pq independente das tempestades que enfrentamos Jesus esta no barco. Devemos sempre perguntar pra que? E não pq?
Ref. 1 crônicas 29:11-12 /  Efésios 1:19

3) vc já questionou alguma ação(ou falta dela) por parte de Jesus? Você já reclamou com DEUS dizendo o pq o Senhor esta me deixando passar por isso?!
       Resposta: livre

Ministração
O barco representa nossas vidas, a tempestades são as dificuldades do dia-a-dia.
Quantas vezes passamos por situações que achamos que Jesus esta no sono profundo!!!!
Passamos por tribulações em diversas  áreas da nossa vida e muitas vezes perguntamos cade Deus?
A situações esta por um fio de acabar mal, assim como a situação dos discípulos no barco, eles não estavam crendo, eles se desesperaram,  esqueceram de quem estava na proa do barco, esqueceram em quem acreditavam!
Responda pra vc mesmo:
Como vc se comporta diante das dificuldades?
O que vc tem feito pra mudar esta situação?
Em que m vc tem confiado?

Conclusão
Sabe o que Deus quer? 
Que nós venhamos crer que mesmo em meio a tempestades da vida ele esta conosco, por mais dificil que esteja sendo, não podemos duvidar! (De exemplos)
Jesus usou apenas palavras pra mudar aquela situação, ele ordenou que a tempestade cessasse e ela cessou.
É da mesma forma que ele agira, caso haja alguma tempestade em meio a caminhada da vida.


Escrito por:
Rodrigo Aparecido Garcia.
Marcia Regina Michetti Garcia.



Vigiai e orai.


Mateus 26.41


Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.



Se quisermos viver livres dos sofrimentos que o pecado provoca, temos que vencer as tentações.
Mas de que MANEIRAS, podemos vencer as tentações?

1. Aceitando o fato de que somos fracos diante do pecado
A carne é fraca. Não importa o quanto o nosso espírito está forte, a nossa carne é e sempre será fraca. A aceitação deste fato é essencial para vencermos as tentações, pois é exatamente quando estamos nos sentindo fortes que baixamos a guarda e cometemos os maiores erros.

Exemplo: Hoje ouvimos louvores ministração e sabemos que Deus falou com nós, mas amanhã isso deve permanecer na nossa vida! Por isso precisamos sempre estar buscando a Deus.
Então temos que reconhecer que somos humanos, temos fraquezas e somente pela misericórdia de Jesus Cristo é que conseguiremos vencer as tentações. Se acharmos que somente pelas nossas forças e pela nossa boa vontade nós iremos vencer o pecado, isso é queda na certa.

2. Vigiando
    A partir do momento em que aceitamos a realidade da nossa fraqueza passamos a agir com mais prudência. É notório que quem está aprendendo a dirigir geralmente é mais cuidadoso do que aquele que já tem larga experiência no volante.
    Vigie. Não dê lugar ao diabo. Estabeleça limites para você mesmo. Linhas de defesa. Alarmes de presença. Qualquer coisa, mas mantenha-se longe das situações de queda e de pecado.
    Não pegue aquele caminho, não entre naquele lugar, não acesse aquele site, desvie o olhar, não compre aquela revista, deixe o cheque e cartão de crédito em casa, não "cobice" aquele objeto, não deixe que a situação chegue àquele ponto, etc.

Isso falando ao seu coração é o Espirito Santo de Deus.
Para eliminar um hábito ruim, crie um bom hábito.


3. Orando
    A tentação pode nos sobrevir com muita força, mesmo quando nos mantemos conscientes da nossa fraqueza e estamos vigiando.
    Nesta hora, só nos resta orar e clamar que o Senhor nos livre do pecado. Isto faz parte da oração que Jesus nos ensinou em Mateus 6: "Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal".
    Livra-nos do mal, porque o mal é mal e nos faz mal.
    Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti à tentação e ela fugirá de vós.(Tiago 4:7)

Jesus foi tentado no deserto pelo diabo. 


Conclusão
Se quisermos vencer as tentações devemos aceitar a realidade da fraqueza humana, vigiar e orar.

Quando a confusão toma parte de sua vida, e as coisas começam a ficar enroladas, os erros passam a fazer parte de dia a dia, brechas começam a aparecer em sua vida, isso é perigoso, pois você está prestes a sucumbir. Em lugar da bênção vem maldição. As armadilhas de Satanás estarão por toda parte, e elas vêm camufladas com muitas coisas diferentes, e isto vai trazer consequências terríveis sobre sua vida.
Mas o que Deus tem pra nós é benção, vida abundante que nós nem imaginamos.
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9

Por isso estejam prontos para viverem o melhor de Deus (nas atitudes) estando na luz que é Cristo, se afastando das trevas. Somos filhos de Deus e devemos nele permanecer, fazendo o que é bom diante dos Dele.




Escrito por:
Edmar Chimbata
Daniela Chimbata

Quando tudo dá errado o que fazer?





Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando lá a empresa está lacrada e vc desempregado. Tendo contas pra pagar, você vai ao banco para sacar dinheiro e eles dizem que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. Você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito, todos os seus filhos estão mortos."
Tempo depois você está no hospital sentindo dores terríveis e uma coceira constante. Recebe a visita da sua esposa e ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.
Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.
De repente, algumas crianças passam no corredor. Você se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.
Que coisa heim... Parece filme de ficção, mas não é... tudo isso aconteceu com Jó. O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento.
Pessoas boas e cristãos também sofrem, Paulo sofreu (2 Coríntios 11:23-27) e Jesus também sofreu (Hebreus 2:9-10,18). O sofrimento é natural da vida humana, todos estão sujeitos, não é uma coisa extraordinária, excepcional. Um câncer é do diabo? E uma gripe? Ambas são doenças provenientes do ser humano, pode ser resultado de alguma falha, de algum descuido. A cura sim pode ser um milagre.
O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento, ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos filhos de Deus. O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus também podem perder a fé e abandonar a Deus quando algum problema aparecer. Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
Amigos são importantes, mas nem sempre ajudam! Os três amigos de Jó tinham boas intenções e queriam consolá-lo, mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda.
-Deus não explica tudo.
Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". 
Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Deus afirma que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Não temos que aceitar o sofrimento, mas temos que enfrentá-lo com a ajuda de Deus.
-Depois do sofrimento, vêm as bênçãos.
O sofrimento desta vida é temporário!!! 
O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.
Fiéis a Deus no sofrimento!!!
Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são pessoas que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. O segredo esta em como você reagira na situação difícil!
Escrito por:
Edmar Chimbata.
Daniela Chimbata.

Boa colheita.




Quando falamos em pai é algo muito sério, pois sempre ouvimos dizer:
- Meu pai é meu exemplo!
- Meu pai sempre fez de tudo para mim!
Mas, podemos ouvir assim também:
-Meu pai, não sei quem é!
-Meu pai....bom quando o assunto é esse acho melhor nem conversarmos!


Enfim, temos vários tipos de pessoas, com experiencias de vida diferentes, mas o que me prende a atenção é que o filho sempre confia no pai ou quem tem a responsabilidade de cria-lo!
Vemos que nós desde pequenos já ouvimos falar em algumas histórias, contados pelos avós, pais, tios, babás.... exemplos como do coelhinho da pascoa, fada do dente, papai noel, e várias outras, e nós sempre acreditávamos em tudo que nos contavam!!! Pois a criança é inocente, fala e age sem maldade!!!
E o Senhor nos ensina algo, que devemos ser como crianças para herdar o reino de Deus!
Ou seja, sem maldade, puro, hoje em dia parece até impossível num mundo tão maldoso e cruel, mas tendo Deus como Pai tudo se torna mais fácil...
Nós temos em quem confiar, temos em quem acreditar, em quem esperar, temos alguém que cuida de nós, prova disso esta em:
Filipenses 4, 19
“ O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em gloria, por Cristo Jesus .”
O Apóstolo Paulo fala do cuidado amoroso de Deus pelos seus filhos aqui na terra.
Paulo diz que Deus suprirá todas nossas necessidades, tanto espirituais como materiais.
A medida que formos apresentando e entregando nas suas mãos nossas necessidades.
Essa entrega podemos fazer através de Jesus Cristo e o Espírito Santo, só assim então poderemos experimentar a provisão de Deus em nossas vidas
Depois da criação do mundo, nosso Deus não nos deixou sozinhos entregues a própria sorte, Ele (Deus) nos deixou o Espírito Santo , que através Dele podemos ter um atendimento direto com Deus.
Deus nos deu e nos dá grandes provas de que Ele esta conosco, na bibia mesmo vemos o caso de Jô que perdeu tudo o que mais amava, e continuou sendo fiel a Deus e Deus o restituiu em dobro.
Os cuidados de Deus em nossas vidas são grandes , Ele diz em sua palavra que cuida das aves do céu e dos lírios do campo, quem dirá de nós que somos sua imagem e semelhança.
Queira receber este cuidado de Deus, deixe que Ele supra suas necessidades, feche os olhos agora e creia que ele esta vendo suas necessidades .
Deus é aquele que nunca nos deixa!!!
Se você estiver hoje com alguma enfermidade....Ele cuida de você!
Se você esta com algum problema financeiro...Ele é aquele que supre as suas necessidades!!!
Se você se sente sozinho.... Ele é aquele que envia o Espirito Santo para preencher seu coração!!!
Do que você esta precisando? (PENSE)
Queira receber este cuidado de Deus, deixe que Ele supra suas necessidades, feche os olhos agora e creia que ele esta vendo suas necessidades .
Ele é um Deus que esta contigo em todo o tempo e te presenteia hoje com aquilo que você mais precisa!
Líder: Faça uma oração declarando o milagre e a provisão de Deus!




Dica de louvor: http://www.youtube.com/watch?v=f1UIaWhQA2U


Escrito pelos Pastores:
Rogério Alexandre
Roseli Polas

Mude a mente, mude a vida!





                                         
Você precisa mudar sua mente e mudar sempre para melhor. E para isso você precisa receber diariamente novas ideias e essas ideias têm que vir de Deus.


E não sejam conformados com este mundo, mas sejam transformados pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


Nesse trecho da carta de Paulo aos Romanos, Deus fala claramente sobre 3 coisas:


- Não se conformar

Conformar quer dizer desistir de algo que poderia ser melhor, não ter ânimo para buscar algo melhor, o que é bom hoje pode não ser bom amanhã.

Quando você se conforma com uma situação, na verdade você está acomodado e o tempo está te moldando para você aceitar aquilo.


Exemplos:
O tempo vai fazendo você se conformar com o mesmo salário, com a casa sem telhado, com a doença que não sara, com a família que só briga.
Você  começa a ver a miséria, doença, desunião como algo comum, aceitável e normal, com a qual você pode conviver até morrer. O tempo vai fazendo você se conformar em deixar de viver as maravilhas de Deus.


E não é só o tempo, tudo vai cooperar para você se conformar com a situação e não mudar, porque satanás não quer que você cresça.

NÃO É ISSO VIDA QUE DEUS TEM PARA VOCÊ. AS PROMESSAS DE DEUS SÃO PARA TODOS, SEM EXCESSÃO!



- Renove a mente

Você é hoje o retrato da sua mente. Só teremos mais, só alçaremos voos mais elevados, se nossa mente voar mais alto. Só chegaremos a algum lugar se a nossa mente chegar primeiro.

Você só irá mudar de vida, se mudar a mente.

Peça a Deus todos os dias renovar sua mente, pois apesar de você saber que precisa mudar de pensamento, você acabará rejeitando a mudança.

Para fazer coisas novas você não precisa saber, precisa querer. Quando você quer algo você aprende tudo sobre aquilo!
As pessoas ousadas estudam, pesquisam, se esforçam, planejam, não para fazerem coisas, para mudarem a mente, porque mudando a mente com certeza farão coisas que ninguém nunca fez.

Precisamos aprender a não resistir à mudança, mas desejar a mudança.

Se você se prender nas coisas do passado, você nunca alcançará lugares altos no futuro.

Esqueça o que passou, deixe para trás as coisas ruins. A única coisa que você tem que aproveitar do passado é as experiências.


Renove sua mente, renove seu caráter.


- Experimente

A vontade de Deus não é para ser apenas conhecida, mas, vivida.

As maravilhas de Deus não são apenas para alguns, e sim para todos. Temos que ser ousados em nossas atitudes e experimentar o melhor de Deus.


A palavra de hoje é para você tomar uma atitude em relação a sua vida, deixar a zona de conforto, não aceitar essa situação, querer a mudança da sua vida começando pela mente,  você tem que querer essa mudança. Só assim você poderá experimentar as maravilhas de Deus.


Escrito por:
Edmar Chimbata
Daniela Chimbata



Pai Nosso.





Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mateus 6.9-13; Lucas 11.1-4,

Orar é uma forma de conversarmos com Deus, pedindo , agradecendo ou adorando.
Essa oração é breve, objetiva, ordenada e universal. Breve e objetiva porque se compõe de seis pequenas petições; perfeita pela sua ordem, pois o que deve vir primeiro vem primeiro: as prioridades eternas e depois as solicitações terrenas; sendo universal, coletiva, fala do que é comum a toda a humanidade.

Três expressões pedem nossa atenção: Pai, pão e perdão.

PAI

Dá resposta à pergunta "Como é Deus?" Jesus responde: "Deus é Pai". Para Ele não era apenas uma metáfora, mas a suprema realidade de Sua própria vida, uma profunda e intensa experiência. Haja vista Suas declarações:

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar"

Deus não é um Princípio, uma Força, mas uma Pessoa, e mais expressivo ainda: um Pai. Grande além da nossa compreensão; Santo além da nossa concepção, mas um Pai.

PÃO

O pão era símbolo de tudo o que é necessário para a preservação e subsistência da vida: o alimento, a saúde, a casa, o bom tempo, a família, um bom governo, a paz. São as necessidades da vida, e não os seus luxos. São as necessidades materiais, sociais e intelectuais; é saúde, educação, vida digna, justa e perfeita, e justiça social

"o pão nosso de cada dia dá-nos hoje", tomado este pedido como o ensino da inteira dependência do Eterno.
Ser dependente de Deus não é apenas uma expressão pia, mas uma afirmação prática, pois todos dependemos dos céus.


PERDÃO

Perdão de quê? A palavra pecado não é muito popular nestes dias. Na verdade, muita gente tem idéia errada do que é ser pecador: admite que o ladrão, o homicida, o adúltero talvez sejam pecadores, mas não homens decentes, livres e de bons costumes, senhoras de família, gente de vida limpa e respeitável, de crédito na praça, que nunca foi a tribunal?!

O perdão é tão indispensável à vida e à saúde da alma quanto o alimento ao corpo.

O perdão, no entanto, não é geral, total e global, pois Deus perdoa a quem se arrepende e se volta contrito:

Ou seja, para o perdão é preciso rebaixar o orgulho, humilhar-se, arrepender-se dos erros e pedir o cancelamento da dívida. Este pedido do Pai Nosso fala, então, de necessidades espirituais e reconhecimento da própria culpa e da necessidade de perdão, resgate e salvação.

Devemos orar intensamente, porém, com sinceridade, sempre desabafando tudo o que está em nossos corações diante de Deus, mas procurando o máximo possível desenvolver o senso de especificidade, como ensinado por Jesus.

Vale ressaltar que Jesus nos ensinou a oração do Pai Nosso, (Mateus 6.9-13; Lucas 11.1-4) como um excelente exemplo de que a oração não é uma fórmula mágica e simplória da qual nos utilizamos somente em momentos de desespero. Oração é vida em toda a sua inteireza e amplitude. Oração é trabalho. É esforço árduo buscar formatar  nossa mente e o nosso espírito à mente e ao Espírito de Cristo, 1 Coríntios 2.11-16.

Oremos a Deus para que o milagre da oração seja uma realidade em nossas vidas.
 Mas para que isto se torne uma realidade efetiva e incontestável, precisamos fazer somente uma coisa: ORAR.

É tudo o de que precisamos...


Escrita por: 
Edmar Chimbata
Daniela Chimbata

Quem é Deus?




Tudo que sabemos sobre Deus está baseado nas escrituras sagradas, a bíblia não é uma biografia da vida de Deus e não foi escrita para provar sua existência, mas relata fatos onde temos ideia da sua grandiosidade, da sua perfeição, do seu poder, enfim de tudo sobre Ele. A bíblia sem fé é apenas um livro religioso.
A ideia da existência de Deus é universal (no mundo todo se discute a existência de Deus), intuitiva (não é uma pessoa física, visível, apalpável)  e racional (nos faz pensar na sua existência e está além de nosso entendimento humano).
Deus não é humano certo? Então por que falamos quero ver Tua face, quero sentir o Teu abraço, quero pegar em Tuas mãos?
Porque Deus se mostra dessa maneira para podermos entendê-lo melhor, assim Ele se fez através de seu filho Jesus que se tornou homem servo e morreu na cruz.
Existem 5 principais argumentos a favor da existência de Deus


- COSMOLOGICO – lei da causa e efeito, ação e reação. Se o universo é o efeito, qual seria a causa? A causa não pode ser menor que o efeito.
- ONTOLOGICO – ideia de que não somos perfeitos e que existe um ser superior, no controle.
- MORAL – de onde vem o sentimento do bem e do mal? E o pensamento de que o mal tem que ser punido e o bem recompensado? Ideia de que tem que haver justiça, um juiz supremo. (aqui se faz, aqui se paga /  se não pagar aqui na terra, vai pagar no céu)
- TELEOLOGICO – o universo revela uma organização, uma ordem, um ciclo perfeito.
- HISTÓRICO – em toda parte da historia da humanidade, o ser humano se dobra a um ser superior.


Qual a visão que você tem de Deus?
Dependendo de como você vê Deus, isso vai definir seus princípios e a sua fé.

Se você vê Deus como um carrasco, isso vai influenciar nas questões como  obediência, perdão, santidade.

Deus vai te direcionar e te sustentar nas suas decisões, então ore para que Ele  mostre o caminho certo.
Faça as coisas para Deus porque você o ama, e não esperando algo em troca.

Apesar de todo sacrifício ter recompensa, não faça as coisas por interesse. Faça sabendo que você será recompensado, mas, não que isso seja o principal motivo.

Por exemplo, santidade.

Santidade é tudo aquilo que nos une a Deus sendo assim o pecado nos afasta de Deus e o arrependimento nos aproxima novamente.

Exemplos:
-Quando falamos mentira

-Falamos mal de alguém

-Prejudicamos alguém

-Julgamos o próximo


Devemos fazer o bem, mas, não pensando em receber algo em troca, este é um grande erro, pois Deus sabe quando estamos com algum interesse.
Então pense bem qual está sendo o seu conceito sobre Deus, que valor você está dando aos seus princípios e como você esta encarando viver ao lado Dele.

-Ilustração
Numa sala de aula, o professor pede para os alunos fazerem um trabalho sobre o sistema solar e fala que o sistema solar surgiu de uma explosão cósmica e que não foi Deus quem fez o universo.

O aluno que acredita em Deus não concorda com aquilo, mas, vai pra casa e faz o trabalho muito bem feito e no capricho.

No dia seguinte ele deixa em cima da mesa do professor sem que ninguém veja. Quando o professor entra na sala e vê aquele sistema solar perfeito ele pergunta todo entusiasmado:

-Quem fez esse trabalho maravilhoso?

Ninguém responde

Ele pergunta de novo todo empolgado:

-Eu quero saber quem fez esse trabalho, porque está perfeito, está excelente e eu quero dar os parabéns!

Então o aluno levanta e fala:

-Professor, ninguém fez esse trabalho.

O professor indignado, responde:

-Como ninguém? Esta aqui, bonito e perfeito e todos podem ver, como pode você dizer que ninguém o fez? Ele não apareceu do nada, tem que haver o criador. Que absurdo!

O aluno pega e fala:

-Está vendo professor, se um simples trabalho de escola precisa ter um criador, como o senhor afirma que o universo não tem.
Esquecemos que Deus é o criador de tudo, em Gênesis 1 diz e no princípio deus criou o céu e a terra, mas a gente vive procurando explicações para as coisas que só deus explica. Só depende da sua fé.


Escrita por:
Edmar Chimbata
Daniela Chimbata