: :Blog de células : :

** BLOG DAS CÉLULAS **

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Compra ou merecimento de benção?


Cuidado com o jeitinho brasileiro!




Gênesis 27

Compra de bençãos é o que se faz para conquistar aquilo que não é seu por direito, isso não atrai os olhos de Deus, mas, caráter atrai o olhar de Deus que é o dono da benção! 
Escolha o melhor!
Jacó era o filho mais novo de Isaque e Rebeca, portanto não tinha direito a primogenitura, isso mexia muito com ele e queria muito ter esta honra, tanto é que, quando ainda era criança, Jacó “compra” a primogenitura de Esaú com um prato de lentilhas.
O tempo passa, Isaque fica velho e precisa passar as bênçãos para o filho mais velho Esaú, porém, Rebeca e Jacó armam uma encenação e Jacó acaba recebendo a benção da primogenitura no lugar de Esaú.
Mas por que Rebeca tinha como filho preferido Jacó, ela o ajudou a enganar o pai e fazer com que o filho mais novo ficasse com as bênçãos da primogenitura! Deus já tinha um propósito, tanto que, desde quando Rebeca estava grávida, o Senhor disse que dentro do ventre dela estavam duas nações, a menor iria reinar sobre a maior, ou seja, o mais novo reinaria sobre o mais velho. O que Rebeca não entendeu é que independente se Jacó nascesse antes ou depois de Esaú, ele seria a promessa de Deus, não haveria a necessidade da benção da primogenitura para que Jacó fosse herdeiro da promessa.
Por conta disso, Jacó teve que fugir de casa para que Esaú não o matasse e foi morar de favor na casa de um tio, irmão de Rebeca. Morou lá por 20 anos e durante esse tempo, Jacó e seu sogro tentaram passar a perna um no outro, desde mulheres até ovelhas.
Passado um tempo Jacó resolve voltar para as terras do pai Isaque, morrendo de medo do que iria encontrar. Esaú recebe Jacó, o perdoa e ainda lhe deu as coisas que pertenciam a ele por ser primogênito.
Ainda que Deus tivesse escolhido Jacó desde o ventre da sua mãe para ser exaltado acima do seu irmão gêmeo mais velho, ele não confiou que o Senhor cumprisse a promessa. Ele confiou em sua própria esperteza para fazer com que Esaú vendesse seu direito de primogenitura. Ele e sua mãe se acumpliciaram para roubar a benção que seu pai tencionava dar a seu irmão.

Você confia em Deus?
O que você tem feito para satisfazer suas vontades e não esperar em Deus? 
Tem sido correto ou esta trapaceando também?

Diante de alguns problemas do dia a dia encontramos diversas formas de resolvê-los de uma forma injusta. Vemos na televisão, propinas sendo pagas por traficantes para se livrarem de problemas, estes são os famosos Jacó.
Mas cuidado, esperar em Deus não quer dizer não fazer nada e deixar que Deus faça tudo. Cada um tem que fazer a sua parte. Muitos trapaceiam, enganam o outro para tirar vantagens e sair ganhando. Não estou falando de religião, estou falando de  caráter, de hombridade, integridade e respeito.
Quem tinha todas essas qualidades? Jesus Cristo. Durante todo tempo que ele foi homem como nós, nada fez com que ele perdesse o caráter, devemos segui-lo como exemplo!
Por isso temos que alcançar nossas bênçãos acreditando em  Deus e não trapaceando, não querendo o mal do próximo para receber a sua benção. Temos que ter o caráter semelhante ao de Cristo.
Não faça com o outro o que você não quer que façam com você. Deseje o bem e receberá o bem. Colherás aquilo que plantar.


Você quer ter caráter  ou benefícios? 
(o beneficio que estou dizendo aqui é aquele que a pessoa quer tirar proveito de uma situação errada para se dar bem, o famoso "tirar vantagem").
 -Diante da situação difícil, devemos ter uma só forma de agir, a forma de Cristo. Podemos saber se estamos fazendo o que é certo quando nos perguntamos "Se fosse Cristo no nosso lugar teria a mesma atitude?"
-Benefício é quando nós queremos tirar proveito de uma situação mesmo sabendo que ela não é a correta, mesmo sabendo que isso irá prejudicar alguém e até mesmo não irá agradar o coração de Deus.
A palavra benefício, nem sempre quer dizer tirar proveito das pessoas, porém, hoje quando falo de beneficio estou falando SIM de se aproveitar de alguém, ou até mesmo usar do próprio interesse para lesar alguém.
Jacó quis ter somente os benefícios da primogenitura, ele poderia esperar a hora certa de Deus.
Buscai o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas.
Esperar Deus agir em nosso favor é o melhor a fazer! Deus esta esperando uma atitude de confiança sua.


Escrito por:
Edmar Chimbata.
Daniela Chimbata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário