: :Blog de células : :

** BLOG DAS CÉLULAS **

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quando tudo dá errado o que fazer?





Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando lá a empresa está lacrada e vc desempregado. Tendo contas pra pagar, você vai ao banco para sacar dinheiro e eles dizem que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. Você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito, todos os seus filhos estão mortos."
Tempo depois você está no hospital sentindo dores terríveis e uma coceira constante. Recebe a visita da sua esposa e ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.
Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.
De repente, algumas crianças passam no corredor. Você se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.
Que coisa heim... Parece filme de ficção, mas não é... tudo isso aconteceu com Jó. O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento.
Pessoas boas e cristãos também sofrem, Paulo sofreu (2 Coríntios 11:23-27) e Jesus também sofreu (Hebreus 2:9-10,18). O sofrimento é natural da vida humana, todos estão sujeitos, não é uma coisa extraordinária, excepcional. Um câncer é do diabo? E uma gripe? Ambas são doenças provenientes do ser humano, pode ser resultado de alguma falha, de algum descuido. A cura sim pode ser um milagre.
O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento, ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos filhos de Deus. O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus também podem perder a fé e abandonar a Deus quando algum problema aparecer. Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
Amigos são importantes, mas nem sempre ajudam! Os três amigos de Jó tinham boas intenções e queriam consolá-lo, mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda.
-Deus não explica tudo.
Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". 
Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Deus afirma que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Não temos que aceitar o sofrimento, mas temos que enfrentá-lo com a ajuda de Deus.
-Depois do sofrimento, vêm as bênçãos.
O sofrimento desta vida é temporário!!! 
O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.
Fiéis a Deus no sofrimento!!!
Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são pessoas que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. O segredo esta em como você reagira na situação difícil!
Escrito por:
Edmar Chimbata.
Daniela Chimbata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário