: :Blog de células : :

** BLOG DAS CÉLULAS **

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fiel no pouco, caminhando para o muito!




Fiel no pouco, quer dizer que agradeceremos a Deus por tudo, mesmo que diante dos nossos olhos seja pouco ou quase nada. (de exemplos)

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21).

Fidelidade talvez seja uma das qualidades mais raras em nossos dias. Conta-se a história de dois homens, amigos desde infância, que foram chamados para o exército americano para servir na Guerra de Vietnã. Passaram por muitas experiências horríveis, combates infernais, sempre juntos, até que um dia, depois da retirada de uma batalha especialmente feroz, um deles chegou na base sozinho. Perguntou para todos se alguém havia visto seu amigo. Finalmente um soldado informou-lhe de que a última vez que o viu foi no meio da batalha, quase morto de uma baleada fatal. Na hora, o amigo resolveu voltar e tentar salvá-lo. Todos procuraram impedi-lo, pois parecia que não tinha chance dele sobreviver. Mas ele foi. Com bombas explodindo por todos os lados e balas cantando pelo ar, finalmente encontrou seu companheiro.
Horas depois, totalmente exausto, o soldado chegou na base carregando seu companheiro nos braços, morto. Alguém ousava dizer, "Viu, não falamos que não adiantava nada? Já está morto, e você arriscou sua vida por nada!"
"Não, mas você está enganado" respondeu o amigo. "As últimas palavras que ele falou antes de morrer foram "Eu sabia que você viria."
Infelizmente, fidelidade não está mais na moda, nem na família, nem na igreja. Muito pelo contrário. Crônicas 16:9 diz: "Porque quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele."
Um exemplo clássico de fidelidade na Bíblia é José. Como jovem de 17 anos, José foi vendido na escravidão, exportado longe dos seus familiares, da sua terra, de tudo que conhecia e amava. Mesmo assim, foi fiel. Qual foi o segredo do compromisso deste jovem? O simples fato de que José tinha um Deus grande, um Deus fiel, um Deus que não voltava pra trás nas suas promessas, que disse, "Nunca te abandonarei, não de deixarei". José confiava neste Deus, e por isso tornou-se um jovem (e depois, um homem) fiel.
A Bíblia nos relata pelo menos três esferas de fidelidade na vida de José.

I. Fidelidade aos Pais, aos lideres, a Deus (Gn 37:2, 12-17)
A fidelidade de José começou em casa. A primeira prova do nosso caráter está no lar! José foi encarregado pelo seu pai de várias tarefas, as quais ele desempenhava com obediência imediata (Gn. 37:12-17), mesmo que isso lhe custasse caro (37:4). Anos depois ele se mostrou fiel no cuidado que tinha para com seu pai idoso e seus irmãos. Tudo isso em contraste com a maneira pela qual seus irmãos o tratavam quando venderam-o para escravidão (Gn. 37:28-36) e mentiram para seu pai (37:32,33).
Será que somos fiéis "nas coisas pequenas", a começar no próprio lar e no relacionamento com os que estão por perto? Será que os honramos com obediência e atitude? O Novo Testamento deixa claro que essas atitudes no lar são prova do ministério do Espírito Santo em nossas vidas, produzindo a vida de Jesus em nós (Ef 5:15-21). Mas há uma segunda esfera de fidelidade na vida de José:

II. Fidelidade ao Patrão e ao Líder (Gn 39:1-6, 7-10; cf. 39:21-23)
Depois de ser vendido para Potifar no Egito, e apesar de todas as dificuldades de se adaptar a um novo país, José não resmungava e não cultivava mágoas. Ele floresceu no lugar em que foi plantado, mostrando-se fiel ao seu patrão, até ao ponto de se tornar o administrador da casa toda (39:4)!
O segredo da sua fidelidade encontra-se na repetição da frase: "Deus era com ele" (39:2,3; 21,23). José sabia que vivia na presença do Deus Criador do universo. Isto o levava a uma fidelidade sobrenatural, que ia além das suas próprias forças, especialmente quando a esposa do seu patrão tentava seduzi-lo (39:7-9). José resistia a tentação sexual pois confiava na fidelidade de um Deus sempre-presente que prometera abençoar a fidelidade.
Para nós, fidelidade no serviço inclui confiabilidade, pontualidade, honestidade e economia. Estende-se para as tarefas da escola (ser íntegro, não colar, completar o que foi pedido). Aplica-se para nossa vida sexual quando resistimos as mentiras de Satanás e confiamos que Deus há de abençoar pureza de vida e de pensamento. O princípio é o mesmo ecoado em Colossenses 3:23,24: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A cristo, o Senhor, é que estais servindo."
Nesta fidelidade com o patrão podemos incluir até mesmo os lideres de célula que são pessoas que Deus levantou para nos direcionar.
Existe mais uma esfera de fidelidade exemplificada na vida de José.

III. Fidelidade a Deus na Provação (Gn 39:21-23)
A verdadeira prova da fidelidade é o que acontece quando a vida nos aperta, quando não é mais fácil ser fiel. O que acontece nos momentos escuros da nossa vida? Continuamos fiéis? Mesmo que custe?
José passou por três épocas difíceis em sua vida, tudo por que era fiel: quando foi vendido na escravidão pelos irmãos (porque sua fidelidade contrastava com a infidelidade deles); quando foi preso injustamente (por ter resistido a sedução da esposa do seu patrão); quando foi esquecido na cadeia (mesmo depois de ter interpretado os sonhos dos seus dois colegas servos de Faraó). José poderia ter perguntado, "O que adianta ser fiel? Olha este buraco em que caí!" Mas nunca usou a provação como desculpa de desobedecer a Deus.
Algumas pessoas hoje gostariam de descontar seus erros pelo fato de que seus pais são injustos, ou talvez seu lar foi desfeito, ou os pais eram alcoólatras, ou porque eles foram mal-tratados pelos pais, pela escola, ou pela igreja. Mas as dificuldades não são desculpa para nossa infidelidade  a Deus. "Se tu mostras fraco no dia da angústia, tua força era pequena!" (Pv. 24:10).
Afinal das contas, qual foi o segredo da fidelidade de José? Não foi José, mas Deus! Um Deus grande no coração nos leva para fidelidade em ação. Na medida em que confiamos num Deus fiel, seremos fiéis a Ele. As últimas palavras que aquele soldado ouviu do seu amigo foram "Sabia que você viria." As primeiras palavras que um fiel ouvirá do seu Amigo celestial serão, "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei!" (Mt. 25:23)
GRANDES coisas é o que Deus tem para nós.


escrito por:
Edmar Chimbata.
Daniela Chimbata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário